sábado, 21 de março de 2009

A Descoberta do DNA


A história do DNA começa no final da década de 1860, com a chegada do médico suíço Friedrich Miescher (1844-1895).
Na época floresciam idéias a respeito das origens e das funções das células.
A teoria celular estabelecia-se como um dos pilares da Biologia.
Miescher trabalhou para desenvolver técnicas adequadas à retirada das células de pus das bandagens e à sua preparação para a análise química. O objetivo inicial era investigar as proteínas celulares, um grupo de substâncias descoberto cerca de 30 anos antes.
Ele descobriu que a nova substância se concentrava no núcleo celular na época considerado uma estrutura de pouca importância para o funcionamento da célula.
Miescher demonstrou que ela também estava presente em materiais tão diversos quanto o rim, o fígado, o testículo, a levedura e as hemácias nucleadas das aves.A análise química mostrou que as quantidades relativas dos elementos hidrogênio (H), carbono (C), oxigênio (O) e nitrogênio (N) presentes na nova substância diferenciam das encontradas em proteínas; além disso, a substância descoberta continha o elemento fósforo (P), ausente em moléculas protéicas. Convencido de que realmente havia descoberto uma nova substância, Miescher denominou-a nucleína, pelo fato de ela estar concentrada no núcleo de células.

Um comentário: